Sistema Auditivo

A melhor forma de compreender a perda auditiva é primeio conhecer como funciona o sistema auditivo. O ouvido é o órgão responsável pela audição e pelo equilíbrio, estando dividido em 3 (três) partes: ouvido externo, médio e interno.

Ouvido Externo

É constituído pelo pavilhão auricular, pelo canal auditivo e pela membrana timpânica. Este é responsável por receber o som e o conduzir até à membrana timpânica.

Ouvido Médio

É uma cavidade constituída por ar, que contém a cadeia ossicular: martelo, bigorna e estribo. Em resposta aos movimentos do tímpano, estes ossículos vibram, ampliando e coduzindo o som até ao ouvido interno através da janela oval.

Ouvido Interno

Também conhecido por labiritinto é aqui que se encontra uma pequena estrutura chamada cóclea ou caracol. Na cóclea podemos encontrar mais de vinte mil células ciliadas (internas e externas).

As células ciliadas externas têm a função de amplificar ou inibir as vibrações que lhes chegam. Já células ciliadas internas convertem as vibrações em impulsos bioelétricos que através das fibras do nervo auditivo chegam ao cérebro, onde são reconhecidos como som.

Login Form

Siga-nos no Facebook